top of page

Acupuntura resolve dor crônica?!

  • Foto do escritor: Lígia Marin
    Lígia Marin
  • 22 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de jan. de 2022

A dor é considerada crônica, quando persiste por mais de três meses segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde. Cerca de 30% da população mundial tem algum tipo de dor constante. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica.


Para a Medicina Tradicional Chinesa a maior parte dos quadros de dor, se origina por um bloqueio do livre fluxo de energia, juntamente com o bloqueio do livre fluxo sanguíneo.


Este processo de obstrução acumula calor em determinadas regiões e impede a irrigação de vasos, gerando frio e ausência de sangue, causando desarmonias orgânicas e doenças. Quando a dor aparece, dá a indicação de onde acontece determinada obstrução. Exceto em casos de traumas e acidentes no local, nem sempre a origem da dor está no local exato de sua manifestação.


É bastante utilizada pelos seus efeitos analgésicos, bem como por ser um tratamento de baixo custo e um tratamento não-farmacológico no tratamento de várias condições incluindo a patologias musculoesqueléticas, reumáticas , fibromialgia , dor lombares, bem como dor crônica causada por artrose.


A estimulação da acupuntura gera um sinal nervoso para o cérebro, resultando na secreção de endorfinas, e de outros neurotransmissores como os opióides e serotonina, que agem promovendo a analgesia e o bem-estar.


Os mecanismos fisiológicos da acupuntura baseiam-se no relaxamento muscular, diminuição de processos inflamatórios, melhoria da circulação sanguínea e controle da dor.

No tratamento são considerados a região, intensidade, frequência, ocorrência de melhora ou piora, o relógio biológico do indivíduo, as condições dos meridianos e seus órgãos.


Estudos realizados por investigadores chineses, demonstraram que a manipulação de acupuntura em pontos específicos, pode gradualmente deixar a pessoa mais resistente a dor, melhorando a sua qualidade de vida.


O ponto de acupuntura mais comumente utilizado para essa condição músculo-esquelético é o ponto Ashi, que é simplesmente um ponto funcional, ou seja, o local da dor . Já os pontos de acupunctura mais comummente utilizados para Osteoartrite foram o E34, E36, Xiyan, VB34 e BP9.




Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

LIGIA MARIN

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

 FISIOTERAPIA - ACUPUNTURA

Rua Pereira Estéfano, 114 sala 1102,

Prox. Mêtro Saúde - São Paulo

Tel.:(11) 982429555

contato@ligiamarin.com  

bottom of page